O Club Penguin foi criado em 2005 em uma empresa canadense - New Horizon -, localizada na cidade de Kelowna, estado de British Columbia, Canadá. Inicialmente os criadores do projeto, Lance Priebe e Lane Merrifield, buscavam um ambiente online que fosse seguro e divertido para deixar seus filhos brincarem tranqüilamente. A idéia foi então apresentada para toda equipe da New Horizon e lançada como um produto online.
O crescimento foi tão grande que, após um tempo, a New Horizon deu origem à Club Penguin Enterntainment, com toda equipe dedicada a manter a dinâmica do Club Penguin e trabalhar no desenvolvimento de melhorias para o produto.
Em 01/agosto/2007, a Club Penguin Entertainment foi adquirida pela The Walt Disney Company e o Club Penguin passou a ser considerado uma propriedade Disney. Desde então há um forte trabalho para internacionalização do projeto, disponibilizando-o para um número cada vez maior de países mantendo sempre, porém, os valores iniciais em se ter um ambiente seguro e divertido para as crianças.
O lançamento da primeira versão em um idioma diferente do inglês ocorreu em Outubro de 2008, quando foi disponibilizada a versão em Português voltada aos usuários do Brasil e Portugal, além da possibilidade de se adquirir a assinatura através do pagamento em lugares na loja de presentes ou na loja de esportes
Em Dezembro de 2008 novas moedas foram disponibilizadas; usuários de Portugal, a partir desta data, também puderam contar com pagamento em Euros.
Desde a criação do mundo virtual, a comunidade brasileira sempre foi uma das mais ativas e presentes no Club Penguin. Em função de inúmeros pedidos, no dia 14 de outubro de 2008 foi lançada a primeira versão do mundo virtual em outro idioma além do inglês, o Português, com nome de suas salas, jogos, "jornal" semana e demais conteúdos totalmente traduzidos.